VOZES DO NORDESTE

GINCANA JUNINA

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UM POUCO DE HISTÓRIA

As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.
Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras. As homenagens e os agradecimentos são feitos a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.




JUSTIFICATIVA

Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social e exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens e uma belíssima oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! a escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar.




OBJETIVO GERAL

Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seus conhecimentos através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural, bem como, valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo.


EQUIPE ORGANIZADORA






REGULAMENTO


DAS EQUIPES E TURMAS

1. Cada turma corresponderá a uma equipe – que será identificada por um artista e uma cor
2. O artista e a cor de cada equipe serão decididos por meio de SORTEIOS independentes.
3. As equipes estarão organizadas em dois grupos:
- Grupo I – 6º, 7º e 8º Ano (M/T)
- Grupo II – 9º, 1º e 2º Ano (M/T)

Observação: Cada turma é independente da outra do turno oposto.

DOS SORTEIOS

1. Os sorteios acontecerão no dia 24 de abril, na presença dos líderes de sala e demais alunos.
Ø  Cor
Ø  Artista
Ø  Espaço para decoração
Ø  Ritmos nordestinos
Ø  Ordem das apresentações das quadrilhas

2. Artista Musical - será sorteado um artista musical do Nordeste para cada turma. O artista a serem sorteados são -  Ednardo, Alceu Valença, Fagner, Luiz Gonzaga, Waldonys; Nando Cordel; Dominguinhos; Zeca Baleiro; Italo e Renno.
3. Cores - azul, verde bandeira, amarelo ouro e branco.
4. Os ritmos nordestinos - serão sorteados os seguintes ritmos: bumba-meu --boi; capoeira; maracatu; catira, (cateretê); baião; congada; xaxado

DAS TAREFAS

1. DECORAÇÃO DA ESCOLA

- Do espaço no pátio – cada equipe deverá decorar um local determinado pela comissão organizadora com bandeirinhas coloridas seguindo o padrão entregue nas cores determinadas.
- Da barraca - Um casal caipira (apenas o rosto) feito a partir de peneiras de palha; bandeirinhas; uma placa de identificação da turma e turno.
- Da fogueira - cada equipe deverá produzir uma fogueira artificial e colocar em locais determinados pela comissão.
Pontuação
- Pátio – de 50 a 100 pontos – entre os dias 26 e 28 de maio
- Barracas – de 50 a 150 pontos – montagem no dia 31/05 pela manhã.
- Fogueira – 10 a 50 pontos – montagem no dia 31/05 pela manhã

OBSERVAÇÃO:
- A decoração do pátio será feita no dia 26 de maio, no contra turno no horário de 8h às 12h e 13h às 17h.
26/05 – 6º e 7º ano
27/05 – 8º e 9º ano
28/05 – 1º e 2º ano

2. USO DA CAMISA DA GINCANA – à tarde a partir das 16 horas

2.1. O cálculo será proporcional ao número de alunos de cada equipe.
- menos de 21% - não ganhará pontuação
- 21% da turma com a camisa – 21 pontos
- 30% da turma com a camisa – 30 pontos
- 40% da turma com a camisa – 40 pontos
- acima de 80% - 100 pontos

2.2. Horário da contagem dos alunos com a camisa:
- Inicio da Gincana – 16 horas – em sua respectiva sala de aula, com a presença do responsável pela equipe e um membro da comissão organizadora.

3.  COVER DO ARTISTA SORTEADO

3.1. A equipe deverá apresentar o cover do artista que a sala foi sorteada.
- Essa tarefa deverá ser realizada por um único integrante da turma que cantará uma música do artista em questão, com playback, sem dublagem.

3.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO COVER ARTÍSTICO
- COMPOSIÇÃO - 0 a 30 pontos
 A composição e a fluidez da coreografia serão avaliadas neste critério. Coerência no que foi feito no decorrer da apresentação e nitidez no cuidado para com a elaboração da coreografia. Se houver a criação de uma temática, verificar se ela foi devidamente iniciada e finalizada sem ‘buracos’.

- CARACTERIZAÇÃO E FIDELIDADE- 10 a 40 pontos
Os juízes avaliarão as roupas e a maquiagem do participante, o cuidado dele para com suas vestimentas e a coerência do que utilizam com o que é proposto na coreografia do artista sorteado. Será analisada a parte musical, e a vestimenta característica do cantor.

NOTA GERAL - 10 a 30 pontos
Neste quesito os jurados irão estabelecer uma nota com base nas impressões sobre a apresentação e no impacto que ela proporcionou no público.

4. DESFILE DO CASAL CAIPIRA
4.1- Cada equipe deverá apresentar um casal caipira.
- O desfile deve ser acompanhado por uma musica regional.

4.1 - OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SERÃO:

FIGURINO E MAQUIAGEM – 30 a 50 pontos
HUMOR – 50 a 100
LINGUAGEM CORPORAL – 50 a 100 pontos

5. APRESENTAÇÃO DE UM TOCADOR DE SANFONA

Tarefa cumprida – 100 pontos

6. DESFILE DO PROFESSOR CAIPIRA
6.1- Cada equipe deverá apresentar um PERSONAGEM caipira, que será interpretado por  um professor.
- O desfile deve ser acompanhado por uma musica regional.

6.1 - OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SERÃO:
FIGURINO E MAQUIAGEM – 30 a 50 pontos
HUMOR – 50 a 100
LINGUAGEM CORPORAL – 50 a 100 pontos


7.  INTERPRETAÇÃO ARTISTICA DA MÚSICA "ASA BRANCA"

6.1. Cada equipe deverá encenar a musica Asa Branca de Luiz Gonzaga.
6. 2. Tempo de apresentação: mínimo 10 minutos e máximo 15 minutos.

7.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

FIDELIDADE AO TEMA DA MÚSICA – 50 a 100 pontos
FIGURINO E MAQUIAGEM – 20 a 50 pontos
COMPOSIÇÃO CORPORAL – 50 a 80 pontos
DRAMATURGIA (TEXTO DO TEATRO) – 50 a 80 pontos
CENÁRIO – 30 a 50 pontos

8. QUADRILHA – à noite
- Cada grupo (grupo I e grupo II) deverá apresentar duas quadrilhas, uma para cada turno
- Cada equipe do grupo deverá contribuir com 4 (quatro)  pares (casais) para a quadrilha
- Além dos pares (casais), cada equipe deverá contribuir com os personagens para o casamento matuto:
O noivo – equipe _________________
A noiva - ________________________
O padre - ________________________
O delegado - _____________________
O pai da noiva - ___________________
A mãe da noiva - ___________________

- Participação da equipe com os pares para a quadrilha – 20 pontos para cada par (casal)
- Participação de cada personagem do casamento matuto – 20 pontos
- Para o noiva ou a noiva - 50 pontos por cada um.

2.1. Apresentação das quadrilhas
- A apresentação de cada quadrilha terá duração mínima de 30 (vinte) minutos e máxima de 35 (vinte e cinco) minutos, já incluídos os 10 (dez) minutos máximos permitidos para o casamento;
– Cada quadrilha terá no máximo 10 minutos para organização de cenário e 05 minutos após a apresentação para a retirada de todo material utilizado na apresentação.
 – O tempo de tolerância para início será de 5 (cinco) minutos. Após esse período será descontado do tempo de apresentação.
- Cada quadrilha deverá entregar o CD (ou pen drive) com o repertório musical no máximo com 5 dias de antecedência do evento, ou seja, no dia 26 de maio até as 17 horas, na coordenação pedagógica (Mila).


2.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA QUADRILHA:
COREOGRAFIA E HARMONIA – 50 a 100 pontos
Dança coletiva dos pares das quadrilhas. Deverá obedecer ao comando do marcador, que indicará os passos a serem executados pelos pares. Será levada em conta a diversidade das coreografias, graciosidade e leveza das damas, assim como elegância e cortesia dos cavalheiros. Três momentos serão objetos de avaliação, a saber: A coreografia de entrada, o desenvolvimento da dança e a coreografia de saída.

FIGURINO – 50 a 100 pontos
Avalia-se, neste item, a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se, sobretudo a diversidade dos personagens com seus vestuários e a coerência destes ao tema desenvolvido pela Quadrilha.

CONJUNTO E/ ANIMAÇÃO – 50 a 100 pontos
Neste item avalia-se a animação, a organização, a evolução dos passos, a harmonia e o alinhamento.



CASAMENTO MATUTO (DRAMATIZAÇÃO) – 50 a 100 pontos
Sendo autodramático, será avaliado como tal, observando-se personagens, interpretação, graça e humor. É desaconselhável apelar para a violência, grosserias, e atos de preconceitos.


PUXADOR (MARCADOR) – 50 a 80 pontos
Peça fundamental da quadrilha. O puxador será avaliado pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza.

REPERTÓRIO MUSICAL – 20 a 50 pontos
Será levada em conta a diversidade de ritmos e fidelidade ao tema. Poderá ser gravada ou executada ao vivo.

PONTUAÇÃO EXTRA
- Quadrilha vencedora: 100 pontos para cada equipe vencedora (vencedora do grupo I e vencedora do grupo II)

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