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marciahelenasales@live.com.br
UM
POUCO DE HISTÓRIA
As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura
popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com
este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa
tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São
João.
Quadrilhas,
fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham
espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas
nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma
grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são
um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras. As homenagens
e os agradecimentos são feitos a três santos católicos: São João, São Pedro e
Santo Antônio.
A
Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial,
trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada,
que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de
soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal.
Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africana e indígena
resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.
JUSTIFICATIVA
Este projeto visa
integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social e
exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas,
favorecendo aos alunos a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa
junina constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de
linguagens e uma belíssima oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares
e ampliar o universo linguístico, pois constitui uma temática rica onde podem
ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária
típica e outros! a escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas
juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação
de seus conhecimentos através de atividades diversificadas, brincadeiras,
pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do
folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural, bem
como, valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do
campo.
REGULAMENTO
DAS EQUIPES E TURMAS
1.
Cada turma corresponderá a uma equipe – que será identificada por um artista e uma cor
2. O artista e a cor de cada equipe
serão decididos por meio de SORTEIOS independentes.
3. As equipes estarão organizadas em dois
grupos:
- Grupo I – 6º,
7º e 8º Ano (M/T)
- Grupo II – 9º,
1º e 2º Ano (M/T)
Observação: Cada
turma é independente da outra do turno oposto.
DOS SORTEIOS
1. Os
sorteios acontecerão no dia 24 de abril, na presença dos líderes de sala e
demais alunos.
Ø Cor
Ø Artista
Ø Espaço
para decoração
Ø Ritmos
nordestinos
Ø Ordem
das apresentações das quadrilhas
2. Artista Musical - será sorteado um artista musical do Nordeste para
cada turma. O artista a serem sorteados são - Ednardo, Alceu Valença, Fagner, Luiz Gonzaga,
Waldonys; Nando Cordel; Dominguinhos; Zeca Baleiro; Italo e Renno.
3. Cores - azul, verde bandeira, amarelo ouro e branco.
4. Os ritmos nordestinos - serão sorteados
os seguintes ritmos: bumba-meu --boi; capoeira; maracatu; catira, (cateretê); baião;
congada; xaxado
DAS TAREFAS
1. DECORAÇÃO DA ESCOLA
- Do espaço no pátio – cada equipe deverá
decorar um local determinado pela comissão organizadora com bandeirinhas
coloridas seguindo o padrão entregue nas cores determinadas.
- Da barraca - Um casal caipira (apenas o
rosto) feito a partir de peneiras de palha; bandeirinhas; uma placa de
identificação da turma e turno.
- Da fogueira -
cada equipe deverá produzir uma fogueira artificial e colocar em locais
determinados pela comissão.
Pontuação
-
Pátio – de 50 a 100 pontos – entre os dias 26 e 28 de maio
-
Barracas – de 50 a 150 pontos – montagem no dia 31/05 pela manhã.
-
Fogueira – 10 a 50 pontos – montagem no dia 31/05 pela manhã
OBSERVAÇÃO:
- A
decoração do pátio será feita no dia 26 de maio, no contra turno no horário de
8h às 12h e 13h às 17h.
26/05
– 6º e 7º ano
27/05
– 8º e 9º ano
28/05
– 1º e 2º ano
2. USO DA CAMISA DA GINCANA – à tarde a
partir das 16 horas
2.1. O cálculo será proporcional ao
número de alunos de cada equipe.
-
menos de 21% - não ganhará pontuação
- 21%
da turma com a camisa – 21 pontos
- 30%
da turma com a camisa – 30 pontos
- 40%
da turma com a camisa – 40 pontos
-
acima de 80% - 100 pontos
2.2. Horário da contagem dos alunos com
a camisa:
- Inicio da Gincana – 16
horas – em sua respectiva sala de aula, com a presença do responsável pela
equipe e um membro da comissão organizadora.
3. COVER DO ARTISTA SORTEADO
3.1. A
equipe deverá apresentar o cover do artista que a sala foi sorteada.
- Essa tarefa deverá ser realizada por um único
integrante da turma que cantará uma música do artista em questão, com playback,
sem dublagem.
3.2. CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO DO COVER ARTÍSTICO
- COMPOSIÇÃO - 0 a 30 pontos
A composição e a fluidez da
coreografia serão avaliadas neste critério. Coerência no que foi feito no
decorrer da apresentação e nitidez no cuidado para com a elaboração da
coreografia. Se houver a criação de uma temática, verificar se ela foi
devidamente iniciada e finalizada sem ‘buracos’.
-
CARACTERIZAÇÃO E FIDELIDADE- 10 a 40 pontos
Os juízes avaliarão as roupas e a
maquiagem do participante, o cuidado dele para com suas vestimentas e a
coerência do que utilizam com o que é proposto na coreografia do artista
sorteado.
Será analisada a parte musical, e a vestimenta característica do cantor.
NOTA GERAL - 10 a 30 pontos
Neste quesito os jurados irão estabelecer uma nota
com base nas impressões sobre a apresentação e no impacto que ela proporcionou
no público.
4. DESFILE DO CASAL CAIPIRA
4.1- Cada equipe deverá apresentar um casal caipira.
- O desfile deve ser acompanhado por uma musica regional.
4.1 - OS CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO SERÃO:
FIGURINO E MAQUIAGEM
– 30 a 50 pontos
HUMOR – 50 a 100
LINGUAGEM CORPORAL –
50 a 100 pontos
5. APRESENTAÇÃO DE UM
TOCADOR DE SANFONA
Tarefa cumprida – 100 pontos
6. DESFILE DO PROFESSOR CAIPIRA
6.1- Cada equipe deverá apresentar um PERSONAGEM caipira,
que será interpretado por um professor.
- O desfile deve ser acompanhado por uma musica regional.
6.1 - OS CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO SERÃO:
FIGURINO E MAQUIAGEM
– 30 a 50 pontos
HUMOR – 50 a 100
LINGUAGEM CORPORAL –
50 a 100 pontos
7.
INTERPRETAÇÃO ARTISTICA DA MÚSICA "ASA BRANCA"
6.1. Cada equipe deverá encenar a musica Asa Branca de
Luiz Gonzaga.
6. 2. Tempo de apresentação: mínimo 10 minutos e máximo
15 minutos.
7.2. CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
FIDELIDADE AO TEMA DA
MÚSICA – 50 a 100 pontos
FIGURINO E MAQUIAGEM
– 20 a 50 pontos
COMPOSIÇÃO CORPORAL –
50 a 80 pontos
DRAMATURGIA (TEXTO DO
TEATRO) – 50 a 80 pontos
CENÁRIO – 30 a 50
pontos
8. QUADRILHA – à noite
-
Cada grupo (grupo I e grupo II) deverá apresentar duas quadrilhas, uma para
cada turno
-
Cada equipe do grupo deverá contribuir com 4 (quatro) pares (casais) para a quadrilha
-
Além dos pares (casais), cada equipe deverá contribuir com os personagens para
o casamento matuto:
O
noivo – equipe _________________
A noiva
- ________________________
O padre
- ________________________
O
delegado - _____________________
O pai
da noiva - ___________________
A mãe
da noiva - ___________________
-
Participação da equipe com os pares para a quadrilha – 20 pontos para cada par
(casal)
-
Participação de cada personagem do casamento matuto – 20 pontos
-
Para o noiva ou a noiva - 50 pontos por cada um.
2.1. Apresentação das quadrilhas
- A
apresentação de cada quadrilha terá duração mínima de 30 (vinte) minutos e
máxima de 35 (vinte e cinco) minutos, já incluídos os 10 (dez) minutos máximos
permitidos para o casamento;
–
Cada quadrilha terá no máximo 10 minutos para organização de cenário e 05
minutos após a apresentação para a retirada de todo material utilizado na
apresentação.
– O tempo de tolerância para início será de 5
(cinco) minutos. Após esse período será descontado do tempo de apresentação.
- Cada quadrilha deverá entregar o CD (ou pen drive) com
o repertório musical no máximo com 5 dias de antecedência do evento, ou seja,
no dia 26 de maio até as 17 horas, na coordenação pedagógica (Mila).
2.2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA
QUADRILHA:
COREOGRAFIA
E HARMONIA – 50 a 100 pontos
Dança coletiva dos pares das quadrilhas.
Deverá obedecer ao comando do marcador, que indicará os passos a serem
executados pelos pares. Será levada em conta a diversidade das coreografias,
graciosidade e leveza das damas, assim como elegância e cortesia dos
cavalheiros. Três momentos serão objetos de avaliação, a saber: A coreografia
de entrada, o desenvolvimento da dança e a coreografia de saída.
FIGURINO –
50 a 100 pontos
Avalia-se, neste item,
a harmonia e o equilíbrio no uso das cores, valorizando-se, sobretudo a
diversidade dos personagens com seus vestuários e a coerência destes ao tema
desenvolvido pela Quadrilha.
CONJUNTO E/ ANIMAÇÃO
– 50 a 100 pontos
Neste item avalia-se a animação, a organização,
a evolução dos passos, a harmonia e o alinhamento.
|
CASAMENTO MATUTO
(DRAMATIZAÇÃO) – 50 a 100 pontos
Sendo autodramático, será avaliado como tal,
observando-se personagens, interpretação, graça e humor. É desaconselhável
apelar para a violência, grosserias, e atos de preconceitos.
|
Peça fundamental da quadrilha. O puxador será
avaliado pela empolgação, liderança, desenvoltura, criatividade e clareza.
REPERTÓRIO
MUSICAL – 20 a 50 pontos
Será levada em conta a diversidade de ritmos
e fidelidade ao tema. Poderá ser gravada ou executada ao vivo.
PONTUAÇÃO EXTRA
- Quadrilha
vencedora: 100 pontos para cada equipe vencedora (vencedora do grupo I e
vencedora do grupo II)
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