PROJETO RADIO NA ESCOLA
Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como
alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas
as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas
modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se
ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias
existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias
potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma
democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.
O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o
desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no
contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar
tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso
haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do
saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na
escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o
nome da rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto
pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a
divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para
definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão
noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e
distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.
A rádio é um eficiente instrumento de veiculação de ideias,
socialização, interação de informações, divulgação de talentos e aprendizagem.
Essa mídia ajuda a fortalecer as relações aluno/ professor e
família/comunidade, podendo ser aproveitada para a elevação da auto estima
através de atividades diferenciadas, que desafie o aluno a superar os limites
impostos pelo desnível social existente em nosso país. A radio pode melhorar
muito a comunicação dentro da unidade escolar.
Objetivo Geral:
A
implantação da rádio na escola objetiva estimular as manifestações; da
criatividade, da autonomia, da autogestão, da gestão escolar, da socialização
das informações, ampliando o universo de conhecimentos e a perspectiva de
futuro através da mídia facilitadora da comunicação e participação de todos da
comunidade escolar.
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
.Transformar
o aluno em sujeito e objeto do universo da radio;
. Desenvolver e explorar os diferentes talentos que existem dentro de cada aluno;
. Levar o aluno a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação;
. Ajudar o aluno a perceber os avanços tecnológicos;
. Oportunizar nos alunos o gosto por estar na escola e o desejo de aprender;
. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;
. Desenvolver e explorar os diferentes talentos que existem dentro de cada aluno;
. Levar o aluno a perceber os diferentes espaços possíveis para atuação;
. Ajudar o aluno a perceber os avanços tecnológicos;
. Oportunizar nos alunos o gosto por estar na escola e o desejo de aprender;
. Melhorar a qualidade da comunicação nas ações educativas dentro do ambiente escolar;
. Melhorar a qualidade das relações; aluno
/aluno, professor/ aluno, gestor/aluno.
. Promover a interdisciplinaridade.
. Promover a interdisciplinaridade.
O projeto trabalha em duas frentes com as turmas, a primeira sendo a relação do professor
orientador com a organização geral dos grupos e eventuais intervenções para
ajustes dentro das afinidades construídas, a segunda é a equipe de produção dos textos lidos na rádio, pode
ficar a cargo de um único aluno ou de um grupo maior, dependendo da forma como
a turma desejar trabalhar, nesse sentido o projeto permite diferentes formatos
de acordo com a forma como o grupo se sentir mais confortável (forçar ou impor
formatos rígidos, aqui, não é o interesse), isso fica válido para todas as
outras modalidades, com exceção da equipe de escolha de músicas que deve ser
formada ou pela turma inteira ou por responsáveis delegados pela turma. A
equipe de escolha das músicas deve definir os ritmos e gêneros musicais
entregando antes para aprovação dos professores. Um grupo menor responsável
pelo uso do equipamento, transporte do mesmo, montagem e uso durante o período
da rádio e, após, a desmontagem e devolução dos mesmos para seus devidos
lugares e uma equipe de locutores podendo ser formada por um ou mais alunos em
um esquema de rodízio.
Uma possibilidade de dividir o tempo da
programação:
2 minutos
para as notícias;
5 minutos
para as músicas;
1 minuto
para o comercial;
3 minutos
para uma entrevista;
1 minuto
para prestação de serviços(divulgação de eventos, achados e perdidos e
recados);
3 minutos
restantes é preenchido com música.
ALGUMAS DICAS INTERESSANTES para compor a
programação
Criar
vinhetas para incrementar a produção (uma com o nome da rádio e outras com os
títulos dos diversos programas);
A
apresentação fica por conta de um casal (vozes diferentes tornam a locução
dinâmica);
Uma
entrevista não pode ser muito longa (entremear com músicas e falas dos ouvintes);
Coletar
músicas pedidas pelos ouvintes (estudantes);
Coletar os
recados apaixonados e aniversariantes do dia;
Coletar os
eventos da comunidade;
Coletar os
projetos da instituição escolar e até de outras escolas para estabelecer um
intercâmbio.
Técnica e
Equipamentos
1.Quais os
equipamentos utilizados para uma boa transmissão?
2. O que é
permitido falar na rádio? Você conhece
casos polêmicos de rádio, que se transformaram em processos jurídicos?
3.Como
funciona os direitos autorais das músicas na rádio?
4.Quanto é
pago para cantor? Ou é pago para a gravadora?
5.Podemos
fazer com que uma banda com instrumentos toque ao vivo em uma rádio para
transmitir ao público?
6.Que tipo
de critérios se usa para escolher músicas?
7. Quais os
profissionais envolvidos na produção de uma boa programação de rádio.
8. Que
conselho daria para quem está começando, ou deseja ser um profissional desta
área?
Linguagem radiofônica
Os iniciantes no mundo do rádio vão entrar em contato com uma linguagem peculiar. Traduzimos aqui alguns dos jargões mais comuns e explicamos a função de cada recurso.
Os iniciantes no mundo do rádio vão entrar em contato com uma linguagem peculiar. Traduzimos aqui alguns dos jargões mais comuns e explicamos a função de cada recurso.
Assinatura - É
composta pelo nome e pelo slogan do programa. É veiculada no começo da
programação ou no final de um bloco. Por exemplo, "Jornal
Escola, notícias quentes sobre educação".
BG - As iniciais vêm
da palavra inglesa background, que significa fundo - no caso do rádio, feito
pela música. A regra de utilização do BG é simples. Quando entra a fala do
apresentador do programa ou do entrevistado, o volume da música abaixa para não
competir com as vozes. Quando o tema do programa é alegre, músicas com ritmo
acelerado podem ser colocadas de fundo. Já os mais sérios pedem uma trilha
calma.
Créditos -
Relação com o nome de todos os que participaram da produção, da locução e
da apresentação do programa. São lidos no final da programação.
Lauda - É
uma folha de papel A4, onde consta a programação. O texto deve ser claro, sem
rasuras e com um bom espaço entre as linhas. É digitada ou datilografada em
letras maiúsculas para facilitar a leitura. Todos os participantes (locutor,
apresentador, produtor e técnico de som) devem ter uma cópia.
Spot -
Pode ser um comercial ou uma mensagem institucional e tem a duração de 15 a 30
segundos. Os spots institucionais têm a função de chamar o ouvinte para a
programação da rádio. Os dois tipos têm uma música instrumental de fundo e são
sempre gravados.
ALGUMAS DICAS DE COMO DESENVOLVER UMA
PROGRAMAÇÃO
Nas
programações de uma rádio não existem espaços em branco, por isso, pode
ser considerada uma ferramenta de comunicação ágil e dinâmica. A repetição e a
utilização correta dos recursos utilizados, no caso, palavras e músicas, têm o
objetivo de envolver o ouvinte.
As mensagens
podem ser transmitidas por:
JINGLE: uma pequena canção que
pode ser utilizada, para fixação e apresentação de quadros específicos da
programação e/ou para dar características próprias para o início e fim da
programação.
TEXTO: os textos podem ser
apresentados de diversas formas, lidos por uma só voz, dialogados, dramatizados
ou até mesmo improvisados, lembrando sempre que todos os envolvidos (locutor,
sonoplasta, técnicos)) devem ter os roteiros das programações.
RECOMENDAÇÕES
As mensagens
apresentadas devem ser imparciais inspirando a confiança do ouvinte, buscando
sempre coletar o máximo de informações sobre o assunto.
Os textos
para rádio apresentam uma forma de expressão e escrita próprias apresentadas em
tom amistoso, sendo o redator responsável pelos textos, auxiliado por maestros,
arranjadores, técnicos e sonoplastas, onde estes são parceiros na construção de
uma programação dinâmica e criativa.
Ao
apresentar o programa o locutor e/ou locutores deverão estar falando para um
ouvinte, a velocidade de leitura deve ser normal, correspondendo em média a 100
palavras por minuto, os textos deverão ser sempre digitados em caixa alta e
espaço 2, evitando erros de leitura e necessidade de refazer a gravação
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