PROJETO GINCANA CRISTÃ

GINCANA CRISTà



REGULAMENTO 

OBJETIVO GERAL

ü  Promover comunhão e relacionamentos saudáveis, desenvolvendo a prática de diversos valores humanos, na essência cristã.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Despertar a importância que se deve ter com a vida espiritual.
ü  Incentivar a prática de valores humanos no dia a dia, tais como: respeito, união, fraternidade, não violência, cooperação, partilha, entre outros.
ü  Praticar solidariedade por meio de doação de alimentos a instituições de caridade / missionárias.
ü  Proporcionar um tempo de alegria e companheirismo por meio de gincana, atividades culturais, jogos de perguntas e respostas etc.
ü  Incentivar o amor ao próximo por meio de diversas atividades.
ü  Gerar uma reflexão entre professores, alunos acerca dos valores humanos.


DAS EQUPES E TURMAS

1. Cada turma corresponderá a uma equipe – que será identificada por um Valor Humano e uma cor.
2. A cor e o valor humanos de cada equipe serão decididos por meio de SORTEIOS independentes.

Ø  Valores Humanos:
Solidariedade, amor, generosidade, cooperação, empatia, honestidade, integridade, justiça, paz, ética, perdão, respeito, verdade.

Ø  Cores: azul royal, amarelo ouro, vermelho, laranja, lilás, marrom, verde bandeira, verde limão, branco, vinho


DA DECORAÇÃO DAS EQUIPES

As cores sorteadas para cada equipe servirão para a decoração do espaço designado para cada turma, no pátio. A identificação de cada equipe será pela cor de cada uma


DAS TAREFAS

1. Cada equipe deve compor um “Grito de Paz”.
- Tema do Grito de Paz – Tema geral da Gincana: 50 ANOS DO CPJN – CIDADANIA E SOLIDARIEDADE

- Fuga do tema DA GINCANA implica perda de pontos.
- O texto do “Grito de Paz” não deve atribuir ofensa alguma a qualquer equipe.
- A composição deve ser apenas um quarteto, ou seja, QUATRO versos.

2. Compor uma Oração – cada equipe deve elaborar uma oração sobre o tema geral da Gincana. Algo que envolva: “Juventude”, “Fé” e “Busca a Deus”. 
- A oração deve ser de no máximo dez linhas.
- Deve ser digitada em fonte Arial 10
- A oração deve ter identificação da equipe
- A Oração será lida por um participante de cada equipe no dia da realização da Gincana. Após esse momento, será entregue ao dirigente da Gincana.

3. Cada equipe deverá apresentar um casal bíblico devidamente caracterizado.
- Desfile - Casal Bíblico:
- Enquanto o casal desfila, um membro da equipe apresenta ao público, ao microfone, quem é esse casal, informando os nomes e o que lhes identifica nas Sagradas Escrituras.
- Os casais serão escolhidos por meio de sorteio. São eles: Abraão e Sara, Noé e sua esposa, Isaque e Rebeca, Ana e Jó e sua esposa) Elcana (pais do profeta Samuel), Jacó e Raquel, Moisés e Zípora, Zacarias e Isabel, José e Maria.

4. Desafios:
4.1.   Jogo: Verdadeiro ou Falso.
- Cada equipe deverá escolher QUATRO representantes para participar do jogo.
- O dirigente da Gincana faz uma “citação bíblica”. Os representantes de cada equipe deverão responder com uma placa V ou F se a afirmação citada é Verdadeira ou Falsa.
- Para cada acerto -  10 (dez) pontos.
- A tarefa é constituída por 10 citações.
- Cada turma deverá confeccionar uma placa, tamanho A4, cada uma contendo: de um lado a letra V, e no outro: a letra F. Essas placas serão utilizadas na hora desse jogo. A turma que não tiver sua placa no momento da realização do jogo, não participa, deixando assim, de alcançar a pontuação.
Atenção: V=Verdadeiro. F=Falso. / É bom que se use cartolinas para a confecção desse material.

4.2.   Jogo: Identificar a música e continuar cantando?
- As músicas receberão uma numeração e serão sorteadas no momento da execução da tarefa.
- Cada equipe sorteia um número. A música correspondente ao número sorteado, toca um pouco e depois para de tocar. A equipe identifica e continua cantando o restante da musica.
- Para cada acerto - 10 (dez) pontos.
- A tarefas é constituída por TRÊS rodadas.

5.        Tarefas surpresas
5.1.   Pesquisa bíblica – tempo 20 min
- Cada acerto - 5 (cinco) pontos
- Cada grupo, utilizando apenas a Bíblia, terá que responder SETE perguntas.

5.2. Letras embaralhadas – tempo 10 min
- Cada acerto - 20 (vinte) pontos
- Cada equipe terá que arrumar as letras embaralhadas formando ___________________________
6. Apresentações Artístico-Culturais
6.1. Criar o Hino do Colégio
- Cada equipe deve entregar a letra do Hino do Colégio no momento da apresentação da gincana, aos jurados.
- O Hino deve ser cantado por um participante da equipe.
- Tarefa cumprida – 50 (cinquenta) pontos
- Hino escolhido para o Colégio – mais 50 (cinquenta) pontos

6.2. Apresentação de Teatro
Todo cristão tem uma paixão especial pelas parábolas contadas por Jesus Cristo. Elas são riquíssimas de sabedoria, de conselhos, de revelações a respeito de Deus e Seu reino, etc. Devido a essa paixão que nutrimos, resolvi montar uma lista com todas as parábolas contadas por Jesus registradas nos evangelhos, a fim de que todos possam utilizar essa lista para conhecer melhor cada uma dessas parábolas. Na lista abaixo também haverá o local em que se encontram na Bíblia, facilitando, assim, o estudo das equipes.

- Cada equipe deverá apresentar uma peça de teatro focado na parábola bíblica, decidida por meio de sorteio.
- A apresentação DEVE estar baseada nas Escrituras Sagradas e precisa mostrar com clareza a mensagem que se deseja transmitir.  
- Critérios de avaliação: texto; figurino; criatividade; expressividade.
- Cada critério – 05 a 20 pontos

Parábolas de Cristo
Ø  As bodas (Mt 22.1-14);
Ø  A casa vazia (Mt 12.43-45);
Ø  Coisas novas e velhas (Mt 13.51-52);
Ø  O dever dos servos (Lc 17.7-10);
Ø  As dez virgens (Mt 25.1-13);
Ø  Os dois devedores (Lc 7.40-43);
Ø  Os dois filhos (Mt 21.28-32);
Ø  A dracma perdida (Lc 15.8-10);
Ø  A figueira estéril (Lc 13.6-9);
Ø  A grande ceia (Lc 14.15-24);
Ø  Jejum e casamento (Lc 5.33-35);
Ø  O joio (Mt 13.24-30,36-43);
Ø  Os lavradores maus (Mt 21.33-46);
Ø  Os meninos na praça (Mt 11.16-19);
Ø  O pai vigilante (Mt 24.42-44);
Ø  A pedra rejeitada (Mt 21.42-44);
Ø  Os primeiros lugares (Lc 14.7-11);
Ø  A rede (Mt 13.47-50);
Ø  O rei que vai para a guerra (Lc 14.31-32);
Ø  O remendo com pano novo (Lc 5.36);
Ø  O rico e Lázaro (Lc 16.19-31);
Ø  A semente (Mc 4.26-29);
Ø  A semente de mostarda (Mt 13.31-32);
Ø  O servo fiel (Mt 24.45-51);
Ø  Os servos vigilantes (Mc 13.33-37);
Ø  O tesouro escondido (Mt 13.44);
Ø  O vinho e os odres (Lc 5.37).

6.3.   Música e Dança
- Cada equipe deverá apresentar uma música (com letra cristã) coreografada.
- O ritmo da música é de livre escolha da equipe. Sugestões: Axé, pagode, country, forró, hip-hop, reggae etc.
- A música e a coreografia que serão apresentadas devem ter no máximo: 05 minutos.
- É recomendável que a equipe observe com cuidado o figurino utilizado na dança, evitando roupas curtas e sensuais.
- A equipe perderá pontos se não usar de moderação nas roupas e de respeito que se deseja receber do próximo.  Essa perca poderá ser de 05 a 20 pontos

7. Voluntariado Jovem – Cidadania e Solidariedade
Praticando a Solidariedade: Uma das grandes razões que impulsionam a realização da Gincana Cristã é a ação de amor ao próximo por meio da arrecadação de alimentos e a doação dos mesmos a instituições de caridade.
Assim sendo, os alunos, no decorrer do mês, arrecadam alimentos, juntam e guardam em um local acordado pelo grupo e trazem à escola SOMENTE no dia da realização da gincana.
No dia da realização do Evento, todos os participantes trarão seus alimentos, que serão cem por cento posteriormente doados. Cada turma organiza seus alimentos em sua própria sala de aula, pois um(a) professor(a) irá fazer a contagem dos mesmos.
Pontuação dos alimentos – Sistema de COTA. A quantidade de alimentos arrecadados pela turma deve ser de 05 (cinco) quilos por aluno(a) da sala. Exemplo: Se a turma possui 20 alunos, a cota da turma então é: 100 quilos.
Há bônus de pontuação para cada quilo de alimento arrecadado a mais pela turma (considerado quilo extra).

Orientações de cuidado com os alimentos:
a. Todos os alimentos arrecadados serão organizados em uma sala só, após a contagem dos mesmos.
b. Cada turma levará os alimentos arrecadados pela equipe em sequência, do 6º ano ao 2º ano, evitando assim, tumulto nos corredores e prejuízo dos itens. Agindo assim, todos facilitarão o trabalho do(a) responsável da sala, na organização final dos alimentos.
c. Essa organização é essencial, em especial no momento de divisão de alimentos para as entidades beneficiadas.
d. Assim sendo, cada turma ficará esperando uma a outra levar seus alimentos para a sala informada pela Organização.
e. A liderança da sala deve selecionar/escolher pelo menos 10 homens da turma para a locomoção dos alimentos para a sala final, e da sala final para o carro da entidade que virá buscar esses alimentos na Escola.
f. É recomendável que a locomoção dos alimentos seja feita em caixas de papelão ou sacos plásticos resistentes. O objetivo é que esse processo ocorra de forma segura. Se houver alimento estragado no chão, a equipe responsável perderá 20 pontos.
g. A Organização conta realmente com a participação integral de todas as turmas para a realização de um bom trabalho, já que tudo tem acontecido com total eficiência e organização em cada edição dessa Gincana.

V – Regras Gerais a serem seguidas no Dia da realização da GINCANA:
1- Respeito mútuo entre participantes e turmas.
2- O mesmo aluno não pode participar de TUDO. A liderança de sala deverá envolver o máximo de alunos nas atividades da Gincana. É bom que todos se envolvam, voluntariamente.
3- Prestar bastante atenção na explicação das Provas.
4- Vaias e bagunça = Perda de pontos.
5-Comportamentos como indisciplina ou desrespeito aos amigos, professores ou funcionários da Escola implicarão no convite para ir pra casa.
6- As equipes devem buscar pontualidade nos momentos de apresentação. Verificar o material que vai utilizar e preparar com antecedência, exemplo: CD, “Pen Drive”, Vestimentas, objetos...
7- Honrar cada turma aplaudindo-a ao término de suas apresentações.
8- Em caso de atividade não cumprida, a turma não perde pontos, mas deixa de ganhá-los.
9- Todos os alunos devem estar devidamente fardados. Os que participarem de alguma apresentação, ao final dela, devem trocar de roupas e devem usar o fardamento devido.
10- As equipes devem ser pontuais no dia da Gincana para que toda a programação aconteça sem atrasos.

                              OBS.: Qualquer alteração que houver, todas as turmas serão avisadas.


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