BEM-VINDO AO 6º ANO.
JUSTIFICATIVA
Durante toda a
vida, o ser humano passa por inúmeras mudanças, dentre estas, algumas
necessitam de orientação e preparo, evitando-se assim que este momento se torne
traumatizante ou mesmo frustrante.
O Sexto ano, antiga 5ª série
chegando, aumenta a ansiedade e as dúvidas se multiplicam. O número de matérias
e de professores corrobora para o aumento das responsabilidades.
Hora então de se organizar para
enfrentar esse período de transição que costuma gerar grande expectativa nos
alunos. “A maior dificuldade dos estudantes é a organização, que é decorrente
de uma maturidade que vai sendo adquirida com o tempo e o acompanhamento
correto”.
Pensando nisso, o colégio Padre
José Nilson, dará inicio ao Projeto de Transição do 5º para o 6º ano que visa
minimizar as dificuldades citadas acima, oferecendo aos alunos, suporte afetivo
e informações mais seguras sobre a fase que estão vivendo.
“Nós iremos preparar os
professores, para receberem as crianças cheias de dúvidas e expectativas, e
também os alunos, para lidarem com as mudanças comuns à puberdade e as novas
exigências encontradas no 6º ano.”
Com o aumento do número de
professores e dos componentes curriculares, os deveres de casa e trabalhos
também aumentam, assim como a quantidade de matéria a ser estudada. “Os
professores possuem maneiras diferentes de ensinar e de cobrar as atividades
propostas. Muitas vezes o aluno recebe três ou mais deveres em um mesmo dia e
precisa priorizar a realização de acordo com o prazo de entrega”. Para
conseguirem se organizar melhor os alunos receberão orientações de estudo que
os ajudam no dia a dia: como utilizar corretamente a agenda, como montar um
horário de estudo e como estudar regularmente criando bons hábitos de estudo.
No
6º ano os alunos se deparam com um novo modelo de sala de aula, que exige troca
de professores três, quatro ou até cinco vezes no mesmo dia. Procurando
aproximar essa nova realidade, os alunos do 5º ano possuem três professoras que
ministram matérias diferentes. Mas ainda
não é suficiente. Deste modo, surge o Projeto “CONQUISTANDO O 6º ANO”.
OBJETIVOS GERAIS
. Apresentar o Ensino Fundamental II aos alunos do 5º ano
. Preparar os alunos para a saída do 5º ano e chegada ao 6º ano
. Oferecer aos alunos do 5º ano
suporte afetivo e informações mais seguras sobre a fase que estão vivendo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Gerar autonomia
dos alunos
. Organizar horário de estudo e de realização de
tarefas
. Uso da agenda escolar
Dentro desses
objetivos o projeto será desenvolvido durante a 3ª e a 4ª etapas.
A abertura
do projeto será em agosto e a culminância com o evento à noite no dia 12 de
novembro.
O projeto se desenvolverá em quatro fases:
FASE I – 3ª etapa
1. Reunião com os professores
do 6º ano para apresentar o projeto e suas etapas; bem como as habilidades
necessárias para ministrar aula no 6º ano.
2. Visita dos alunos do 5º ano à sala dos professores do Ensino
Fundamental II
3. Visita dos alunos à sala de aula do 6º ano
4. Produção do autorretrato – “Quem eu sou? E o que eu quero ser quando ficar
adulto?”.
FASE II – 4ª etapa
5. Recreio em conjunto com o sexto ano
6. Orientações de estudo
FASE III – 4ª etapa
7. Aula da saudade – sábado pela manhã – manhã esportiva
FASE IV – 4ª etapa
8. Culminância do Projeto – aula show com os professores do 6º ano
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