PROJETO NA "ROÇA E NA CIDADE"


Na Roça e Na Cidade


É possível fazer uma festa junina legal e ainda comprometida com a aprendizagem das crianças e dos adolescentes.


1. PROCURAR O SENTIDO ORIGINALDA FESTA


Qual a origem da festa junina?

Descobrir isso pode ser o primeiro passo para a contextualização da festa. E é importante motivar os alunos a buscarem esta resposta. Saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, por exemplo, pode despertar neles o interesse pela história. "É necessário recuperar o porquê da tradição da quadrilha, das comidas, da fogueira, para que a festa junina não vire uma mera caricatura do mundo da roça", diz o antropólogo Jadir de Morais Pessoa, professor titular da Universidade Federal de Goiás, especialista em folclore.

2. DESCARICATURIZAR O HOMEM DO CAMPO


Homem do campo não é Jeca Tatu.

É importante apresentar o campo de uma nova maneira. Tirar o olhar de deboche sobre o caipira, manifesto muitas vezes pelas roupas exageradas ou por posturas imbecilizadas. "Trazer uma pessoa da roça para contar dos saberes, descaricaturizar o homem rural. Festejá-lo como sujeito portador de saberes", indica o antropólogo Jadir de Moraes.


3. RESGATE AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS

Um dos elementos mais importantes das festas juninas são as danças e as músicas populares. Muitas escolas contratam profissionais especializados em cultura popular para valorizar e aprofundar esse universo e desenvolver com os alunos as danças e as canções típicas. Elas não se limitam a contratar sanfoneiros e conjuntos para meras apresentações, fazem mais: colocam os alunos para dançar e até para criar as músicas.


Em nossa escola esse ano faremos duas abordagens:

O nosso Tema Central é: Na Roca e na Cidade


- O homem do campo no Nordeste – A festa Junina Tradicional – Educação Infantil

-O homem do campo do Sudeste e do Sul – A festa sertaneja. - Ensino Fundamental

Desta forma devemos trabalhar as tradições, costumes, cultura dos dois tipos de homem.

A festa junina pode ser ótima oportunidade também para apresentar novos instrumentos musicais para as crianças.

Nossas atividades, trabalhos de pesquisa, tarefas de casa e classe, avalições bimestrais,deverão trazer conteúdos sobre a vida no campo.


4. ENVOLVAM OS ALUNOS

Como motivar os estudantes e trazê-los para o projeto?

Cada turma deverá montar um painel sobre um tema dentro do tema central. Vejamos como ficará

- 1º ano – as roupas do homem do campo

- 2º ano – as comidas típicas do homem nordestino

- 3º ano – a vida na roça: moradia, escolas, saúde, subsistência

- 4º ano – a vida no campo - sertanejo – sudeste e sul – moradia, escolas, saúde, fonte de renda

- 5º ano – o que podemos aprender com o homem do campo?


5. TRAGA OS ALUNOS PARA PARTICIPAR DA PREPARAÇÃO DA FESTA


As festas juninas escolares devem ser feitas por e para os alunos.

O objetivo é estimular o senso de autonomia e de cooperação, reforçando a importância do trabalho comunitário na escola. Para isso, é importante envolver os estudantes em todo o processo, desde a confecção das BARRACAS e BANDEIRINHAS à ORGANIZAÇÃO DAS BRINCADEIRAS. Todos os alunos estão envolvidos na organização da festa. Mas alguns têm responsabilidades maiores. Eles coordenam os preparativos, Convidem alguns para participarem


6. ASSOCIE O CONTEÚDO ESCOLAR À FESTA JUNINA


A preparação da festa pode e deve estar atrelada ao conteúdo aplicado em sala de aula.

Aqui faremos isso,como sempre orientamos. Em todas as disciplinas, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Educação Infantil

- Raciocínio Lógico Matemático – aplicação do conteúdo matemático

- Linguagem – palavras novas, contação de histórias

- Ciências – comidas, horta, a vida no campo, época das chuvas, Sol

- Psicomotricidade – dança música coordenação espacial


7. ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA


A participação dos pais e familiares é importante para as festas juninas em vários aspectos. Para começar, quando comparecem os pais estimulam a criança e reforçam a auto-estima. Mas eles também podem contribuir na organização. A participação dos pais é muito importante para nós. Cabe a eles trazer as comidas, que ficam todas dispostas em uma mesa.

Pensem em um dia do lanche comunitário, com comidas típicas do Nordeste.


Márcia Helena Sales

Supervisão Escolar

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