UM PEDAÇO DA NATUREZA NA SUA SALA DE AULA

BONITO, FÁCIL E ECONÔMICO.

VOCÊ DECORA UM AMBIENTE, ENSINA BIOLOGIA, REAPROVEITA MATERIAL E EDUCA PARA A CIDADANIA

BOA IDEIA! NÃO?

Conhece os Bonecos Ecológicos?

Educação ecológica é coisa séria. Mas isso não significa que ela deve ficar limitada aos tradicionalismos pedagógicos ou se excluir de atividades mais lúdicas. Como criar bonecos ecológicos, por exemplo, para ensinar às crianças a importância da água, do solo, da luz do Sol na teia da vida.
Os fios verdes que saem da cabeça do boneco são a comprovação de que água gera vida, possibilita o nascimento. Uma forma simples e divertida de mostrar na prática que a água é sim importante, e está mais ligada à vida do que costumamos perceber. 







Materiais:

- 001 perna de meia calça – com uma meia você faz vários bonecos

- 100 gr de alpiste ou painço

- 300 gr de serragem
- Garrafas pet – para fazer o prato

- 01 tubo de cola

- 01 tesoura sem ponta

- Elástico

- Enfeites para seu boneco ecológico




Como Fazer:

1. Molhe a serragem

2. Corte uma perna da meia calça de 15 em 15 cm

3. Coloque o alpiste ou painço na base da meia

4. Complete com serragem, feche a meia e modele em forma de bola.

5. Faça o nariz amarrando com uma liga ou elástico
6. Monte o boneco ecológico ao seu gosto.

7. Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias (5 a 7 dias) o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos. Aí você corta e espera crescer de novo, pura diversão!



TERRÁRIO, VEJA COMO É FÁCIL E BONITO.

Um pedaço da natureza pertinho de você.

O terrário permite explorar, desde as primeiras séries, os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão. É testando e comprovando que as crianças fazem ciência exatamente como os cientistas. 




CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA EM FORTALEZA

Você que é psicopedagogo, pedagogo, professor ou de outra formação, venha conhecer o curso de Formação em Psicanálise Clínica.

Para nós, que trabalhamos diariamente com pais de crianças e jovens, que fazemos acompanhamento do desenvolvimento cognitivo e psicológico de nossos alunos, a psicanálise vem como uma boa oportunidade de capacitação profissional.

Conhecer os caminhos da psicanále vale a pena! 
O IAMPST - Instituto Amas de Psicanálises e Terapias está com as inscrições abertas.


RECONHECIMENTO

O Curso é coordenado e acompanhado pelo IAMPST – Instituto Amas de Psicanálise e Terapias  
De Acordo com a CBO-2515-50 – DO MINISTÉRIO DO TRABALHO.
OBJETIVOS:
Promover a formação teórica básica para a prática da clínica psicanalítica para o exercício profissional atuando em consultórios, clínicas, hospitais, escolas, empresas e instituições da área de comportamento humano, educação e saúde, podendo exercer a profissão em todo Território Nacional. Estudar os principais instrumentos usados no processo da clínica psicanalítica.  Favorecer a experiência da clínica psicanalítica para as diferentes demandas (crianças, adolescentes e adultos, com suas estruturas psicopatológicas e seus sintomas).
PÚBLICO ALVO:
No Brasil e no Mundo a psicanálise é exercida livremente e não é uma profissão regulamentada. Sendo assim, é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO - código 2515.50), amparado pelo Decreto nº 2.208 de 17/04/1997, que estabelecem Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII. Repisando: pode ser exercida em todo o País.
Quem pode fazer o Curso?
Psicólogos, Sociólogos, Pedagogos, Administradores de Empresas, Diretores e Executivos de empresas que possuam amplo capital humano, Graduados em áreas afins, que se interessem pela Psicanálise Contemporânea ou estudantes de curso Superior que estão em fase de final de curso.
Maiores Informações:
Márcia Sales: 85-85744090 ou 85-97342125

MOSTRA CIENTÍFICA - O FANTÁSTICO CORPO HUMANO



A exposição O Fantástico Corpo Humano ajuda a ver e compreender as doenças de maneira totalmente nova, pois enfatiza problemas de saúde, como câncer de mama, câncer de cólon, cirrose hepática (do fígado), gravidez ectópica, artrite, osteoporose e fraturas ósseas. 

Também ilustra danos ou lesões a órgãos, como os causados por tabagismo e obesidade. Trata-se de um mergulho tri-dimensional por dentro destes sistemas: pele e ossos, dos pés à cabeça.

São espécies humanas reais, como as utilizadas em universidades e hospitais, preservadas para fins educativos por um processo chamado de plastinação.  Apenas recentemente, em 2007, estas espécies passaram a ficar disponíveis para o público, sendo uma oportunidade única para aprendizado visual. 


A exposição traz uma visão geral do corpo, seus sistemas e órgãos:

- Esqueletos /Músculos: As estruturas de suporte do esqueleto e dos músculos trabalham em conjunto.

- Sistema respiratório: Os órgãos que trazem ar para cada centímetro do nosso corpo e tornam possível a fala.

- Sistema Digestivo: O processo que move a comida através de 9 metros de trato digestivo, extraindo os nutrientes que precisamos para nossa sobrevivência.

- Sistema Nervoso: O cérebro é o centro da consciência e a medula espinhal envia impulsos para ele na velocidade da luz.

- Sistema Cardiovascular: Nosso coração bombeia sangue vital para todas as células do nosso sangue.

- Sistema Circulatório: Uma visão única e inspiradora dos vasos que carregam o sangue através do corpo.

- Sistema reprodutivo/urinário: Um sistema com duas funções: 
eliminar e reproduzir.

- Vida Fetal: A vida e desenvolvimento no seu nível mais básico.

- Medicina Moderna: Proteção e detecção a medida que envelhecemos.

Dúvidas que a Exposição Corpo Humano irá esclarecer para as pessoas:

- Quem tem os músculos mais fortes... homens ou mulheres? 
- O que nos faz soluçar? 
- O que faz a placenta? 
- Onde estão localizados os menores ossos do nosso corpo?
- Como o LDL (colesterol - lipoproteína de baixa densidade) afeta o seu corpo?
- Porque os músculos arrepiam?
- Porque os quadris femininos são maiores que os masculinos?
- O que a osteoporose faz com o corpo?

Serviço:
O Fantástico Corpo Humano
Local: 5º Piso Estacionamento Coberto do Shopping Iguatemi (Avenida Washington Soares, 85 - Água Fria)
Data: abertura às 17h do dia 1º de setembro




Márcia Helena Sales - 85-85744090
Informações: 85-3261-0665

NOSSA CARTA DE INTENÇÕES

Desde o inicio da humanidade que o homem busca resposta para os fatos em sua volta, busca entender o mundo e suas manifestações. Mais tarde com o avanço de sua intelectualidade esse mesmo homem iniciou sua interiorização a procura de outras respostas. Buscava ele entender manifestações comportamentais e emocionais, a razão de sua existência, a finalidade de sua vida.
Até os dias atuais essa pergunta está presente em salas de aula, em conversas de bares, em escritos de filósofos, biólogos, psicólogos, antropólogos, na tentativa de entender o porque do comportamento individualista do homem diante da vida e do planeta, não só de sua existência.
A pergunta “Quem somos e para onde vamos?” nos faz tomar essa mesma linha de pensamento, e cria em torno de nós uma inquietação estranha e angustiante.
Ai surge uma segunda pergunta: onde está a inteligência do homem? Por que tanta violência, por que tanta destruição?
Somos uma espécie biologicamente dotada de um cérebro bem desenvolvido, de uma inteligência extraordinária, que nos permite uma fabulosa adaptação e criação de estratégias. Mas como utilizamos essas potencialidades? De que maneira interagimos com a vida, com o planeta e com os de nossa espécie?
É algo a encarar e fazer transformações.
Aqui nesse momento representamos uma parcela da humanidade, a juventude, parcela que é ainda inexperiente, voluntariosa e cheia de energia. Assim, com todo esse potencial temos se bem direcionados, a capacidade de transformar e agir para o bem.
A juventude é aquela parcela que tem a oportunidade à sua frente, que tem a curiosidade como instrumento do aprender. Com a experiência e o direcionamento dos educadores, com a boa vontade dos pais, criamos a possibilidade real de transformação de revolução.
Por isso estamos aqui hoje clamando por melhores dias, por mudanças na qualidade de vida, por mudanças internas e externas a essa humanidade que parece, se desumanizou.
Voltemos os olhos para nossa realidade proximal, nossa escola, nossa casa, nosso bairro.
Como atuamos em nossa escola? Como nos relacionamos com as pessoas e com as coisas? Como é a nossa relação de poder sobre tudo isso?
É interessante que na maioria das vezes, na grande maioria, agimos com poder esmagador. O poder dado pelo avanço das habilidades humanas, pela inteligência própria da nossa espécie.
Falando no poder esmagador, temos hoje o bullying, a violência escolar, onde um opressor domina uma vitima que foi intimidada e amedrontada simplesmente pelo prazer de dominar.
Encontramos nas escolas como sendo próprio da geração de hoje, o uso exagerado da tecnologia e do não uso das mãos. Será que isso é bom? Será que essas ferramentas não contribuem para a desumanização do ser HUMANO? Como resposta, podemos dizer que basta olhar para o consumismo exagerado, para o uso de equipamentos inapropriados em sala de aulas, para o surgimento de doenças decorrentes do exagero do uso dessa tecnologia. Basta olharmos para a cultura do descartável.
Se pudermos ter mais, se podermos trocar coisas, e nos defendermos por trás de uma rede social, sem olhar nos olhos do outro, não oportunizaremos a experiência de conviver, de aprender a perdoar, de nos avaliarmos. As pessoas então, também tornar-se-ão descartáveis.
Caberia aqui uma reflexão sobre o caminho da humanidade?
“Para onde vamos?” É verdade, para onde estamos indo? Aonde chegaremos se continuarmos no mesmo caminho que estamos traçando hoje?
O respeito, talvez essa seja a palavra mágica.
Precisamos melhor nossas relações com os nossos colegas em sala de aula, com os nossos professores, com o espaço físico da própria escola. Precisamos melhorar nossa postura diante daqueles que constituem a escola que estudamos e trabalhamos.
Percebemos no dia a dia que a relação afetiva se deteriorou, precisamos resgatar a paixão, o amor pelas cosias e pessoas.
Com atitudes simples e cotidianas podemos fazer a diferença. Podemos mudar o nosso viver.
Por onde podemos começar?
Com um simples gesto!
Passando pelas pessoas e dando um bom dia afetuoso, um bom dia de verdade. Podemos tocar o coração do outro com o olhar.
Convocamos todos aqui que nos escutam para essa mudança. Chamamos todos para a nova caminhada. Vamos a partir de agora fazer diferente!
Estamos aqui com algumas sugestões funcionais e eficientes, que podem ser aplicadas imediatamente com o objetivo de melhorar a harmonia e bem estar do ambiente escolar.
- Um trabalho permanente com as famílias sobre o valor da educação, do diálogo entre os membros da mesma, e a eficiência da parceria escola família;
- Um trabalho contínuo sobre bullying dentro das salas de aulas, com os funcionários da escola e com os familiares dos alunos;
- A implantação de projetos que envolvam a comunidade;
- A implantação de projetos interdisciplinares convocando todos os educadores a planejar conjuntamente;
- O desenvolvimento do Protagonismo juvenil;
- O desenvolvimento da afetividade entre aqueles que fazem a escola;
Sucesso e Paz
Márcia Helena Sales
www.marciasales.com

CURSO DE 40 HORAS PARA EDUCADORES

NOSSA PROGRAMAÇÃO:

Dentro das necessidades da sua escola montamos o seu curso.

Apresentamos aqui um curso com carga horária de 40 horas/aula que estamos ministrando nesse ano, uma vez por mês, aos sábados, 04 horas em um turno.
- TEMAS:
Transtornos de Aprendizagem escolar
TDAH
Síndrome de Asperger
Transtornos de linguagem
Dislexia e Dislalia
Homossexualidade
Fisiologia da Aprendizagem
Como avaliar a aprendizagem escolar

Entre em contato conosco.
85-85744090

UMA SUGESTÃO DE SEMANA CULTURAL



SEACC 2010 16 A 29 de outubro
I -TEMA GERADOR – A diversidade cultural do Brasil
II - TEMA DO PROJETO “Desvendando os Brasis”
III - JUSTIFICATIVA
Sabemos que fazer educação consiste em um processo dinâmico, criativo e contínuo. No contexto escolar devem-se oferecer aos nossos alunos atividades interessantes, curiosas, dinâmicas e atuais. Sendo assim torna-se necessário a aplicação de projetos interdisciplinares e contextualizados, para tanto, em outubro estaremos apresentando a culminância da VII SEMANA DE ARTE CULTURA E CIÊNCIAS de nossa escola, a VII SEACC.

A SEACC do Colégio Loureiro Mendes acontecerá nos dias 27,28 e 29 de outubro, nos horários manhã e noite e será dividida em três atividades muito especiais: Sarau,Feira de Ciências e Gincana Solidária.Vejam a seguir no nosso cronograma.

OBJETIVOS
- Envolver todos os alunos em um projeto interdisciplinar;
- Criar oportunidade para trabalhar a cultura brasileira;
- Conhecer o sentido filosófico e emocional da primavera
- Conhecer a importância das estações do ano para a vida no planeta Terra
- Sensibilizar o aluno a conhecer as regiões de nosso país, seu folclore e cultura;
- Envolver professores, alunos, funcionários em um projeto que resgate o valor dos nossos escritores
- Sensibilizar e envolver alunos, funcionários, pais e comunidade local em atividades de Literatura
- Evidenciar a importância da fábula no processo de construção cognitivo-afetivo do ser humano;
- Trabalhar os contos de fadas, fábulas e a literatura brasileira
- Despertar nossos alunos, bem como os pais para a importância da literatura na formação humana.
V - PERÍODO
28 de julho a 14 de outubro
VI - PÚBLICO ALVO
Comunidade local, pais dos alunos, alunos e funcionários.
VII- RESPONSÁVEIS
- Direção: Tia Sandra
- Supervisão: profª. Márcia Helena Sales
- Professoras e funcionários
- Pais de alunos (em parceria)
VIII – SUB PROJETOS
- Sarau
- Feira das ciências
- Gincana solidária
VIII - CRONOGRAMA
1.1 – Planejamento: julho e agosto
1.2 – Divulgação: agosto a outubro
1.3 – Execução e culminância: agosto a outubro
1.4 – Culminância:
- Dia 16 de outubro – Oficinas abertas à comunidade e bazar da solidariedade
- Dia 27 de outubro (quarta feira) - Abertura – à noite - Sarau da Educação Infantil - 18h
- Dia 28 de outubro (quinta feira) – Feira de Ciências – salas temáticas – 8h às 11h – Ensino Fundamental I e II.
- Dia 28 de outubro(quinta feira) – Sarau do Ensino Fundamental – 19h
- Dia 29 de outubro (sexta feira) – Gincana Solidária – Ensino Fundamental – 8h às 11h
- Dia 29 de outubro (sexta feira) – Encerramento – 19h
REGULAMENTO DO SARAU
1. Sarau - corresponderá à abertura da Semana Cultural
2. Será dividido em dois dias – 27/10 – Educação Infantil; 28/10 para o Ensino Fundamental I
3. O tema do sarau será: QUEM CONTA, RECONTA, E ENCANTA.”
4. TEMAS - contos de fadas e fábulas.
- Infantil III – Branca de Neve
- Infantil IV – Chapeuzinho Vermelho
- Infantil V – Alice no País da Maravilha
- 1º ano – Peter Pan e a Terra do Nunca
- 2º ano – Sítio do Pica Pau Amarelo
- 3º ano – Padaria Espiritual
- 4º ano- Iracema
- 5º ano – Patativa do Assaré
5. Atividades do Sarau
- Teatro e ou dança
- Baile das Fábulas
- Noite de autógrafos
5.1. Teatro da contação de histórias – cenas específicas de cada conto.
Local: palco
5.2. Baile das Fábulas
Local: pátio
Música: VALSA
5.3. Noite de Autógrafos
Local: respectivas salas de aula
REGULAMENTO DA GINCANA SOLIDÁRIA
1. DAS ORIENTAÇÕES GERAIS
1.1. A escola será dividida em cinco equipes (2º ano ao 7º ano) para a gincana solidária
1.2. Cada equipe deverá trabalhar uma região do Brasil e corresponderá a uma cor.
- Região Norte – verde amazonas –
- Região Nordeste – amarelo ouro –
- Região Central – azul Royal –
- Região Sudeste – laranja
- Região Sul – vermelho
OBS: A equipe de funcionários, docentes e Direção – cor branca
2. CRONOGRAMA DA GINCANA
2.1. Inscrições das equipes: 23 a 31 de agosto
2.2. Distribuição das tarefas prévias da gincana: 30/08 a 01 de setembro
2.3. Dia 13/10 - Inicio da entrega das tarefas prévias TIPO I da gincana à coordenação.
2.4. Dia 19/10 - finalização do prazo de entrega das tarefas prévias TIPO I à coordenação.
2.5. Entrega dos KITS – tarefas prévias – dia 29 de outubro até 8h – cada KIT- 10pontos
2.6. Contagem dos KITS – a partir das 8h
2.7. Dia 29/10 - execução das tarefas prévias TIPO II
2.8. Finalização da pontuação e classificação das equipes: dia 29 às 20h
3. DA COORDENAÇÃO DAS EQUIPES
3.1. Cada equipe terá um grupo de professores coordenadores
- Região Norte – verde amazonas: Thiago, Jaqueline, Carla
- Região Nordeste – amarelo ouro: Rogers, Simone, Lucileide
- Região Centro Oeste – azul Royal: Meire, Morgana e Tânia
- Região Sudeste – laranja: Daniele, Paula
- Região Sul – vermelho: Samara, Lucivanda e Eli
4. DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
4.1. O tema gerador da gincana é: Desvendando os Brasis
4.2. É obrigatória a participação do aluno, ficando livre para a escolha da atividade que irá desenvolver (dança música, passa ou repassa, teatro, entre outras)
4.3. A nota da gincana será uma das notas de participação do aluno nas disciplinas de formação humana, história e geografia.
5. DAS INSCRIÇÕES:
5.1. As inscrições deverão ser realizadas na coordenação pelo professor coordenador da equipe até o dia 31 deagosto
5.2. Cada equipe deverá ter 19 a 20 alunos, incluindo crianças de todas as séries, na mesma proporção.
5.3. A distribuição dos alunos por série em cada equipe será a seguinte:
EQUIPES
SÉRIES
TOTAL DE ALUNOS
2º ANO
3º ANO
4º ANO
5º ANO
6º ANO
7º ANO
NORTE
3
3
2
4
5
3
20
NORDESTE
3
3
2
4
5
2
19
CENTRO OESTE
3
3
2
4
5
3
20
SUDESTE
4
3
2
4
5
2
20
SUL
4
2
2
3
5
3
19
TOTAL
17
14
10
25
25
13
98 alunos
5.4. Na ficha de inscrição que ficará na coordenação, deverão constar todos os nomes dos alunos, série dos respectivos alunos, professores coordenadores da equipe, nome e cor da equipe.
5.5. Na ficha de inscrição também deverá constar os nomes dos alunos por tarefa que irão desenvolver
6. DAS TAREFAS DA GINCANA
6.1. Teremos dois tipos de tarefas: prévias e surpresa.
6.2. As tarefas prévias serão também de dois tipos: previas do tipo I, prévias do tipo II
PREVIAS DO TIPO I – aquelas que deverão ser entregues a coordenação da gincana antes do dia da GINCANA, com data previamente marcada.
PRÉVIAS DO TIPO II – aquelas que serão apresentadas a coordenação da gincana no dia do evento
6.3. TAREFAS PRÉVIAS DO TIPO I
1. Até dia 19/10 – entregar à coordenação uma faixa de 3m, divulgando a semana cultural, constando as seguintes informações: equipe, data do evento, slogan da equipe.
2. Até dia 19/10 – estar usando a camisa do evento. Pontuação
PORCENTAGEM DE ALUNOS
PONTUAÇÃO
50% a 60%
100 pontos
61% a 70%
200 pontos
71% a 80
300 pontos
81% acima
400 pontos
6.4. TAREFAS PRÉVIAS DOTIPO II – DIA 29/10 – pela manhã às 8h; à noite 19 horas
1. PELA MANHÃ - Cada equipe deverá expor uma mesa para degustação com comidas típicas da sua região – pontuação máxima 150 pontos
2. PELA MANHÃ - Execução das oficinas das equipes de 9h às 11hs
3. PELA MANHÃ – Jogo do passa ou repassa – 9h
4. PELA MANHÃ – contagem dos Kits: alimentação, higiene pessoal, educação, notas fiscais.
5. À NOITE – Apresentação da região de sua equipe pelo respectivo coordenador – pontuação máxima - 100 pontos
6. À NOITE - Cada equipe deverá apresentar um número de dança dentro da cultura de sua região – pontuação máxima 200 pontos
7. À NOITE - Cada equipe deverá apresentar um número de dublagem de um artista ou produção artística da cultura de sua região – pontuação máxima 200 pontos.
8. À NOITE – Desfile da Rainha – pontuação máxima. 300 pontos
6.5. REGRAS DAS TAREFAS PRÉVIAS TIPO II
a. Cada equipe deverá trazer uma oficina aberta ao publico em geral – deverá funcionar na escola. Pontuação máxima - 200 pontos
b. Regras do passa ou repassa: cinco alunos de cada equipe que responderão perguntas de sua região nos seguintes aspectos:história, relevo, hidrografia, clima, vegetação, comidas típicas, dança, musica. Cada acerto 10 pontos
c. Quanto aos Kits: cada KIT 10 pontos
Kit Higiene pessoal: um sabonete, um creme dental e uma escova de dentes
Kit Educação:um lápis, uma borracha, um caderno brochura,um apontador
Kit Alimentação: 2Kg de alimento não perecível
d. Contagem das notas fiscais: maior valor de notas fiscais
VALOR EM NOTAS FISCAIS
PONTUAÇÃO
1º lugar
400 pontos
2º lugar
300 pontos
3º lugar
200 pontos
4º lugar
100 pontos
5º lugar
50 pontos
e. Apresentação de um número de dança típica da região – pontuação máxima 200 pontos
1. Coreografia – até 50 pontos
- Movimentos harmônicos de acordo com a música. A utilização e deslocamento do espaço no palco de forma ampla
- O grupo ou bailarino, desenvolvendo a coreografia no ritmo e com sincronia
2. Interpretação – até 50 pontos
- Expressão facial dos dançarinos
- Expressão corporal dos dançarinos
- Na interpretação, observar as intenções dos movimentos
3. Técnica – até 40 pontos
- A técnica da dança de acordo com o estilo
(Exemplo: Folclore, Clássico, Moderno, Dança de Salão, entre outras...) Se existe a preocupação em desenvolver a técnica de forma adequada
4. Figurino – até 60 pontos
- Considerar originalidade e criatividade sem priorizar produtos materiais;
- O figurino deve ser de acordo com o tema apresentado.
f. Critérios de avaliação da dublagem. As apresentações podem incluir dança e dublagem. Pontuação máxima 200 pontos.
1) Reação do público; até 30 pontos
2) Interpretação até 70 pontos
3) Dança - não será pontuada
4) Sincronia (Dublagem+Tempo da música); - 50 pontos
5) Figurino – 50 pontos
g. Desfile da Rainha
CLASSIFICAÇÃO
PONTUAÇÃO
1º lugar
300 pontos
2º lugar
200 pontos
3º lugar
100 pontos
4º lugar
50 pontos
5º lugar
50 pontos
REGULAMENTO DA FEIRA DE CIÊNCIAS
7. DA EXPOSIÇÃO
7.1 A Feira de Ciências acontecerá na quinta feira, dia 28 de outubro, pela manhã nas salas de aula – 8h as 11hs
- Área das ciências exatas
- Área das ciências naturais
- Área das ciências humanas
- Área de linguagem
8. DAS EQUIPES
8.1 Cada equipe (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) deverá expor um trabalho de cada área, totalizando para cada equipe quatro trabalhos.
8.2 No total teremos na escola vinte trabalhos expostos. OBS: todos os trabalhos deverão constar de painel e maquete
8.3 Teremos cinco salas – uma para cada região, onde em cada sala haverá quatro equipes, cada uma apresentando trabalhos em cada área do conhecimento (Área das ciências exatas, Área das ciências naturais, Área das ciências humanas, Área de linguagem.)
8.4 As salas que utilizaremos serão as salas do 1º piso, exceto a do 6º ano
8.5 Cada sala deverá ter uma identificação da EQUIPE E DA COR
8.6 As deverão ser decoradas com o tema da região.
9. DAS INSCRIÇÕES
9.1 As inscrições dos trabalhos devem ser feitas na coordenação entre os dias 06 e 10 de setembro.
9.2 Na ficha de inscrição deve constar a equipe a qual pertence, o título do trabalho, área de pesquisa, e o professor orientador.
9.3 Cada trabalho deverá ser realizado por grupos de no mínimo 04 alunos e no máximo 05
9. DOS TRABALHOS
9.1. Cada equipe deverá apresentar quatro trabalhos: Vejamos um exemplo – equipe da Região Norte – equipe verde
- Trabalho de ciências naturais – fauna, flora da região Norte; biopirataria na Amazônia.
- Trabalho de ciências exatas – cálculo estatístico (porcentagem) da área devastada da Amazônia
- Trabalho de ciências humanas – levantamento da pop. indígena da região Norte, doenças etc.
- Trabalho de linguagem – Idiomas indígenas; dialetos da língua portuguesa na região Norte.
10. AVALIAÇÃO:
10.1 No dia da exposição os trabalhos serão avaliados por dois professores.
10.2. A nota da avaliação no dia da exposição será nota da avaliação parcial da 4ª etapa de estudos
10.3. Essa nota tem caráter classificatório na Feira e pontuação na GINCANA, da seguinte forma:
NOTA DA FEIRA DE CIENCIAS
PONTUAÇÃO PARA EQUIPE NA GINCANA
7,0 a 8,0
100 pontos
8,1 a 9,0
150 pontos
9,1 a 10,0
200 pontos
10.4. Os critérios de avaliação serão: justificativa ao tema, organização, criatividade, conteúdo e organização.
10.5. Cada critério de avaliação varia de zero a dois pontos somando dez pontos
10.6. A nota da Feira será a média entre as notas dos dois professores avaliadores.
11. CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DA GINCANA
11.1. As equipes serão classificadas em 1º, 2ª e 3º lugares, premiação
11.2 Haverá premiação para a equipe destaque.
OS CASOS AQUI NÃO CITADOS SERÃO RESOLVIDOS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA E SE NECESSÁRIO TAMBÉM COM A PRESENÇA DE UM REPRESENTANTE DE CADA EQUIPE.
LINDO ESSE PROJETO.
NÓS FIZEMOS E VOCÊ TAMBÉM PODERÁ FAZER.
EXPERIMENTE!
Márcia Helena.
85-85744090