CONQUISTANDO O 6º ANO

BEM-VINDO AO 6º ANO.

JUSTIFICATIVA
Durante toda a vida, o ser humano passa por inúmeras mudanças, dentre estas, algumas necessitam de orientação e preparo, evitando-se assim que este momento se torne traumatizante ou mesmo frustrante.

O Sexto ano, antiga 5ª série chegando, aumenta a ansiedade e as dúvidas se multiplicam. O número de matérias e de professores corrobora para o aumento das responsabilidades.
Hora então de se organizar para enfrentar esse período de transição que costuma gerar grande expectativa nos alunos. “A maior dificuldade dos estudantes é a organização, que é decorrente de uma maturidade que vai sendo adquirida com o tempo e o acompanhamento correto”.
Pensando nisso, o colégio Padre José Nilson, dará inicio ao Projeto de Transição do 5º para o 6º ano que visa minimizar as dificuldades citadas acima, oferecendo aos alunos, suporte afetivo e informações mais seguras sobre a fase que estão vivendo.
“Nós iremos preparar os professores, para receberem as crianças cheias de dúvidas e expectativas, e também os alunos, para lidarem com as mudanças comuns à puberdade e as novas exigências encontradas no 6º ano.”
Com o aumento do número de professores e dos componentes curriculares, os deveres de casa e trabalhos também aumentam, assim como a quantidade de matéria a ser estudada. “Os professores possuem maneiras diferentes de ensinar e de cobrar as atividades propostas. Muitas vezes o aluno recebe três ou mais deveres em um mesmo dia e precisa priorizar a realização de acordo com o prazo de entrega”. Para conseguirem se organizar melhor os alunos receberão orientações de estudo que os ajudam no dia a dia: como utilizar corretamente a agenda, como montar um horário de estudo e como estudar regularmente criando bons hábitos de estudo.
No 6º ano os alunos se deparam com um novo modelo de sala de aula, que exige troca de professores três, quatro ou até cinco vezes no mesmo dia. Procurando aproximar essa nova realidade, os alunos do 5º ano possuem três professoras que ministram matérias diferentes.  Mas ainda não é suficiente. Deste modo, surge o Projeto “CONQUISTANDO O ANO”.

OBJETIVOS GERAIS
. Apresentar o Ensino Fundamental II aos alunos do 5º ano
. Preparar os alunos para a saída do 5º ano e chegada ao 6º ano
. Oferecer aos alunos do 5º ano suporte afetivo e informações mais seguras sobre a fase que estão vivendo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Gerar autonomia dos alunos 
. Organizar horário de estudo e de realização de tarefas
. Uso da agenda escolar

Dentro desses objetivos o projeto será desenvolvido durante a 3ª  e a 4ª etapas.
A abertura do projeto será em agosto e a culminância com o evento à noite no dia 12 de novembro.


O projeto se desenvolverá em quatro fases:

FASE I – 3ª etapa
1.  Reunião com os professores do 6º ano para apresentar o projeto e suas etapas; bem como as habilidades necessárias para ministrar aula no 6º ano.
2. Visita dos alunos do 5º ano à sala dos professores do Ensino Fundamental II
3. Visita dos alunos à sala de aula do 6º ano
4. Produção do autorretrato – “Quem eu sou? E o que eu quero ser quando ficar adulto?”.

FASE II – 4ª etapa
5. Recreio em conjunto com o sexto ano
6. Orientações de estudo

FASE III – 4ª etapa
7. Aula da saudade – sábado pela manhã – manhã esportiva

FASE IV – 4ª etapa
8. Culminância do Projeto – aula show com os professores do 6º ano